Participantes postulam desafios para a Primeira Infância em desfecho de Seminário

Os três dias em que a Câmara Federal sediou o evento internacional foram marcados por uma profunda discussão a respeito das políticas públicas para o tema
02/07/2015 18h30

Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados

Participantes postulam desafios para a Primeira Infância em desfecho de Seminário

“É muito amplo e ambicioso, mas é para isso que estamos reunidos”, comentou a peruana-americana Gaby Fujimoto ao apresentar cada item do Plano de Trabalho 2016-2017 da Rede Hemisférica de Parlamentares e ex-Parlamentares pela Primeira Infância. Mais de 10 metas foram traçadas pela Rede e expostas no último dia do III Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, na manhã desta quinta-feira (2), na tentativa de alcançar os diversos desafios da Rede: erradicar a desnutrição, a obesidade, a violência e outros problemas que afetam crianças.

O deputado mexicano Enrique Ku Herrera, também participante da última mesa-redonda, pontuou medidas necessárias para o Brasil e a América Latina. Entre elas, promover a adequação legislativa e criar políticas de proteção aos indivíduos da primeira infância, gerar mecanismos de pesquisa e diagnóstico e promover a qualificação de legisladores. A sessão contou com o vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), Darcísio Perondi (PMDB/ES), e o presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, Osmar Terra (PMDB/RS). “Quando se fala em primeira infância, muitos executivos e legisladores pensam que basta apenas alimentá-los, dar comida, roupa, casa e já é o suficiente. Não, não é só isso. A relação com a família, fazê-los conhecer o momento crítico de desenvolvimento da criança, é tão importante quanto a comida”, declarou o parlamentar gaúcho.

 

Políticas para a Primeira Infância

Os três dias em que a Câmara Federal sediou o evento internacional foram marcados por uma profunda discussão a respeito das políticas públicas para a Primeira Infância. Os primeiros cinco anos das crianças, segundo os palestrantes, guardam um intenso desenvolvimento cognitivo e neurológico. Criar políticas públicas com foco nos momentos iniciais é essencial para evitar possíveis déficits sociais que uma criança pode ter. Além de discutirem as bases científicas para o Marco Legal da Primeira Infância, os convidados também trataram de políticas intersetoriais, responsabilidade social e empresarial, entre outros.  O evento foi promovido em parceria entre a CSSF e a Frente Parlamentar da Primeira Infância.

 

Assessoria CSSF