OSC em serviço ao SUS podem dispensar chamamento público

Organizações da Sociedade Civil (OSC) podem ficar isentas de chamamento público para firmar parcerias quando estiverem à serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto de Lei (PL) nº 575/15, de autoria dos deputados Antônio Brito (PTB/BA) e Darcísio Perondi (PMDB/RS), foi aprovado nesta quarta-feira (1º) pela Comissão da Seguridade Social e Família (CSSF). Além deste, os parlamentares aprovaram mais 12 pareceres, sendo nove destes favoráveis aos respectivos projetos analisados.
01/07/2015 18h00

Reprodução/Google Maps

OSC em serviço ao SUS podem dispensar chamamento público

A expectativa dos autores é incluir mais um inciso à lei n 13.019, em artigo que determina as condições de inexigibilidade da norma. De acordo com o artigo 3º, somente se aplicam a essa categoria as parcerias homologadas pelo Congresso Nacional, com organizações sociais ou por lei específica. Caso sancionado, o PL teria como principais beneficiárias as organizações da sociedade civil que realizam um trabalho continuado na área da saúde e recebem recursos do SUS, a exemplo das Santas Casas. O projeto segue para a Comissão Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 

Saúde para a População Albina

 

Outros destaques do dia foram o PL n 254/11, que institui o Sistema de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal, o PL 1.083/11 que estende o benefício do seguro-defeso aos marisqueiros e o PL n 7.762/14 (PLS 250/2012), que estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo.

 

De origem do Senado, o PL 7.762 propõe formar um núcleo de políticas de saúde voltado para a população albina. Segundo organizações como a baiana Associação das Pessoas com Albinismo da Bahia (Apalba), o Estado carece de um mapeamento amplo de albinos existentes no território brasileiro. Diante deste contexto, parlamentares aprovaram a criação de um cadastro nacional, assim como a capacitação de trabalhadores do SUS para a atenção à saúde do grupo.

 

 

 

Assessoria da CSSF - Maria Garcia