O Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família recebe em visita o Diretor-Geral da OMS e o Ministro da Saúde.

23/03/2018 08h45

Roberval Martins

O Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família recebe em visita o Diretor-Geral da OMS e o Ministro da Saúde.

Na última quarta-feira, 21/03, o Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), Dep. Hiran Gonçalves, recebeu a visita do Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, acompanhado pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pelo representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS), Joaquín Molina.
O Ministro da Saúde ressaltou a importância das parcerias entre a OMS e a e OPAS/OMS na melhoria do acesso da população brasileira à saúde e atenção básica.
De acordo com Tedros, o Brasil atende grande parte da população no Sistema Único de Saúde (SUS) e embora o país possua problemas na área da saúde, pode contar com o apoio da OMS para superá-las.
Os Parlamentares presentes solicitaram a opinião do Diretor-Geral da OMS a respeito do saneamento básico e sobre o protocolo de eliminação de comércio ilícito de tabaco. Em resposta, Tedros salientou a importância do investimento em saneamento básico para a prevenção e promoção da saúde “para manter o mundo seguro e servir os vulneráveis”; destacou, ainda, que o Brasil tem avançado no combate do comércio ilícito de tabaco e aumentado os impostos dos mesmos, entretanto são necessários outros mecanismos para tornar essas ações mais eficazes.
Ao final do encontro, o Diretor-Geral da OMS recebeu das mãos do Presidente da CSSF um presente protocolar da Câmara dos Deputados em homenagem a sua visita.