Epidemia de dengue e vacina contra a doença em debate na CSSF

Na próxima quinta-feira (28), a Comissão de Seguridade Social e Família reúne especialista em uma audiência pública para discutir a epidemia de dengue no País e o desenvolvimento de vacina contra a doença.
25/05/2015 11h00

Na próxima quinta-feira (28), a Comissão de Seguridade Social e Família reúne especialistas em uma audiência pública para discutir a epidemia de dengue no País e o desenvolvimento de vacina contra a doença. O encontro é às 9h30 no plenário 07 da Câmara dos Deputados.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos saltou de 626 mil no boletim anterior, que ia até o dia 11 de abril, para 745 mil, número registrado até o dia 18 de abril. O número de pessoas infectadas aumentou nos estados de São Paulo, Goiás, Minas, Paraná e Pernambuco. Só em São Paulo, mais de 400 mil pessoas tiveram dengue este ano. Mais da metade dos casos no país inteiro.  Só na capital, mais de 60 mil pessoas tiveram dengue.

Estudos de pesquisadores acadêmicos, indústrias farmacêuticas e órgãos como o Instituto Butantan, em São Paulo, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, apontam para a criação da vacina ainda este ano.  Em 5 capitais brasileiras ( Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória) já estão sendo feitos testes em seres humanos da vacina contra a dengue. Os dados serão analisados em conjunto com os de outros países latino-americanos e asiáticos, onde a dengue também é uma epidemia. Em testes anteriores, o medicamento tem se mostrado seguro para a saúde.

Devem participar da audiência pública:


-GIOVANINI EVELIM COELHO
Coordenador-Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde

-IVO BUCARESKY
Diretor Presidente Substituto da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

-ALEXANDER PRECIOSO
Diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância no Instituto Butantan

-LÚCIA BRICKS
Representante da empresa Sanofi Pasteur

 

Fonte: Ministério da Saúde