Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados

Comissão libera remédios para emagrecer

A Comissão de Seguridade Social aprovou, nessa quarta-feira (18), proposta que libera a produção e a venda de remédios para emagrecer derivados de anfetamina (femproporex, anfepramona e mazindol). Os medicamentos foram retirados do mercado em outubro de 2011 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O texto aprovado é o Projeto de Lei 2431/11, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que justifica a medida citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, segundo os quais , em 2011, os brasileiros obesos somavam cerca de 30 milhões (15% da população). As estatísticas apontam um crescimento de 3,6% em cinco anos.

O relator, deputado Dr. Paulo Cé-sar (PSD-RJ), foi favorável à proposta. Ele explica que, nos dois anos que o relatório levou para ficar pronto, a comissão chegou à conclusão de que todas as sociedades médicas “são favoráveis à utilização dos inibidores de apetite”.

O tema também foi debatido pelo relator com internautas. Dr. Paulo César disse que levou em conta o número crescente de doenças causadas ou agravadas pela obesidade. “Sabemos que a obesidade leva ao diabetes, à hipertensão arterial, são inúmeros casos de infarto, de derrame, câncer de mama, câncer de útero, câncer de próstata, então a obesidade causa diversos males ao organismo humano.”

A proposta tramita em caráter conclusivo e segue para análise da Comissão e Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Jornal da Câmara

Informações de Apoio

Mapa do Portal