Audiência debater sobre software de tecnologia de prevenção e combate a infecção generalizada

A Comissão de Seguridade Social e Família realizou nesta quarta-feira (26) um debate para discutir o uso de software de tecnologia de prevenção e combate a infecção generalizada (Sepse). O debate foi proposto pela deputada Leandre (PV-PR) com base numa experiência positiva que está sendo desenvolvida, há 6 meses, no Hospital Nossa Senhora das Graças, no Paraná.
26/04/2017 14h00

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Audiência debater sobre software de tecnologia de prevenção e combate a infecção generalizada

Deputada Leandre destaca a importância de se desenvolverem mecanismos para combater esse tipo de infecção: " a Sepse é a principal causa de morte nas unidades de terapia intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto e o câncer. A sepsse causa a morte de 65% dos pacientes que desenvolvem esse tipo de infecção" reforçou ela na abertura da audiência. 


Robô Laura

O ponto principal do debate foi a apresentação de um software conhecido como Robô Laura e desenvolvido para  gerenciar riscos e ajudar os profissionais da saúde a fim de diminuir a ocorrência de Sepse no ambiente hospitalar. 

Esse robô criado por Jacson Fressatto, após perder uma filha vítima de sepse, é apresentado como o primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos no mundo. O software consegue detectar os primeiros indicativos de sepse com base nos exames e dados dos pacientes e emite alertas antes que o quadro se torne irreversível. 

Experiência 

Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, Paraná, foi o primeiro a implantar o 'robô Laura' e em 6 meses obteve resultados bastantes satisfatórios. O diretor do hospital mostrou vários pontos em que o robô colaborou para melhorar o atendimento dos pacientes.
Como resultado da chegada do “robô Laura”, em 6 meses  houve a redução de cerca de 63% dos casos de sepse.

Para a deputada Leandre o debate deixa claro que " a prevenção a saúde tem que se beneficiar da tecnologia existente". 

 

Assessoria de Imprensa – Deputada Leandre