Ucrânia quer aumentar a cooperação com o Brasil, afirma embaixador

Brasília – O embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, afirmou nesta quarta-feira, dia 19, em audiência com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que o seu país quer aumentar a cooperação com o Brasil, inclusive no setor de Defesa.
24/04/2017 14h40

Benjamin Sepulvida

Ucrânia quer aumentar a cooperação com o Brasil, afirma embaixador

Deputada Bruna Furlan e deputado Cláudio Cajado discutem relação bilateral com o Embaixador da Ucrânia no Brasil

Brasília – O embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, afirmou nesta quarta-feira, dia 19, em audiência com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que o seu país quer aumentar a cooperação com o Brasil, inclusive no setor de Defesa. Tronenko revelou que 20 empresas ucranianas se fizeram presentes na última edição da LAAD, maior feira de produtos de Defesa da América Latina, realizada no início do mês, no Rio de Janeiro.

 

Ele explicou ainda que as respectivas Forças Armadas têm interesse em aprofundar o relacionamento, inclusive quanto ao intercâmbio de experiências em operações de paz.

 

Para Bruna Furlan, “o relacionamento com a Ucrânia é muito importante para o Brasil, não apenas nas várias áreas da cooperação técnica, como também em função dos cerca de 500 mil descendentes de ucranianos que residem em nosso país”. A deputada aproveitou para informar a respeito do requerimento de sua autoria e do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), para que os comandantes militares sejam ouvidos em audiência pública para explicarem as prioridades de cada Força.

 

“Nesta oportunidade, também iremos discutir acerca da Base de Alcântara, no Maranhão. O Brasil conta com uma base de lançamentos de foguetes em localização privilegiada e não pode ficar de fora de um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente com o lançamento de satélites”.

 

Ela também recebeu mensagem da deputada Hanna Gopko, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento da Ucrânia, que defendeu uma maior aproximação entre os respectivos legislativos. Segundo a mensagem, “confirmando o interesse da parte ucraniana em desenvolver a cooperação mutuamente vantajosa com o Brasil, gostaria de expressar a confiança de que, trabalhando juntos, seremos capazes de garantir a interação entre os órgãos legislativos superiores dos dois países”.

 

Defesa

 

Nesta quarta-feira, dia 19, a CREDN também aprovou o acordo de cooperação em Defesa firmado pelo Brasil com a Ucrânia em Kiev, em 16 de setembro de 2010. Pelo acordo, os dois países promoverão a cooperação em assuntos relativos à Defesa, especialmente nas áreas de planejamento, pesquisa, e desenvolvimento, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços; intercâmbio de tecnologia militar, inclusive com visitas recíprocas de cientistas e técnicos; intercâmbio de experiências e conhecimentos relacionados à Defesa; educação e treinamento; e cooperação em outras áreas de interesse mútuo no campo da Defesa.

 

O relator do tratado, deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), presidente do Grupo de Amizade Brasil – Ucrânia destacou que “aprofundar e ampliar as parcerias estratégicas do Brasil é sempre uma medida bem-vinda, em vista da natural vocação brasileira para atuar, de forma democrática e responsável, no plano internacional. No caso da Ucrânia, não poderia ser diferente. Nossa parceria vem sendo construída desde o reconhecimento, em 1991, da independência desse país”, afirmou.

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514