Situação dos brasiguaios voltará à pauta da CREDN

Brasília – A situação dos cerca de 400 mil brasileiros que vivem e produzem soja no Paraguai voltará à pauta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Requerimento dos deputados André Zacharow (PMDB-PR), Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) e Janete Rocha Pietá (PT-SP), aprovado nesta quarta-feira, pretende ouvir o Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, Embaixador Sérgio Danese, e o produtor rural brasileiro no Paraguai, Jaci Setti.
04/06/2014 14h00

Foto: Gustavo Lima (CD)

Situação dos brasiguaios voltará à pauta da CREDN

André Zacharow considera papel dos “brasiguaios” fundamental para a economia e a agricultura do Paraguai

Segundo Zacharow, "entre os agricultores, o principal incentivo para a migração foi a oferta de glebas, iniciada na década de 1960, durante o governo de Alfredo Stroessner. Esses trabalhadores, conhecidos como "Brasiguaios", contribuíram significativamente para o desenvolvimento da produção agrícola no país vizinho, sobretudo da lavoura de soja".

O deputado explicou que apesar dos esforços e do diálogo bilateral, esses brasileiros continuam sendo vítimas de oposição de fortes grupos de camponeses paraguaios que reivindicam a posse dessas terras.

"Caso essa tese venha a ser adotada, possivelmente será iniciado um processo de revisão dos títulos de propriedades rurais adquiridas nos últimos 40 anos, o que poderá afetar os interesses de cerca de 10 mil produtores rurais brasileiros na região", explicou o parlamentar.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br