Seminário Defesa: Política de Estado - Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, promoverá um amplo debate público sobre o tema “DEFESA: POLÍTICA DE ESTADO – Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica”, no âmbito do seminário que será realizado no próximo dia 23 de novembro, de 9 às 18h, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
09/11/2016 15h25

O seminário discutirá as ações políticas, legislativas e orçamentárias necessárias para garantir a implantação da Estratégia Nacional de Defesa e do desenvolvimento dos projetos estratégicos das Forças Armadas; conhecer o estágio em que se encontram as ações voltadas às defesas cibernéticas, das fronteiras, do espaço aéreo e dos mares brasileiros; as inovações tecnológicas no setor; a recuperação da capacidade operacional das forças militares; a revisão dos documentos estratégicos da Defesa (Livro Branco, Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa); os projetos e desafios da indústria de defesa como propulsora do desenvolvimento nacional; apresentar os prognósticos relacionados aos recursos para viabilizar os principais projetos estratégicos da defesa, entre outros temas de relevo inseridos no campo da defesa como política de Estado.

A discussão do tema "DEFESA: POLÍTICA DE ESTADO" mostra-se especialmente atual, tendo em vista que o assunto defesa vem transcendendo a área militar e tornou-se objeto de interesse e de debate também no âmbito da sociedade civil. Para seguir avançando nesse sentido, é importante aproximar cada vez mais a população do tema, apresentando uma concepção de desenvolvimento de caráter "dual", de uso tanto militar quanto civil. O próprio desenvolvimento econômico e social do País impõe a discussão do assunto e a adoção de medidas que salvaguardem o patrimônio e os interesses nacionais.

Convidamos todos a tomar parte dessas discussões. Para tanto, faça a sua inscrição por meio do seguinte link: https://www.camara.leg.br/eventos-divulgação/evento?id=25143.