A Comissão de Relações Exteriores, em conjunto com o Grupo Parlamentar Brasil-Itália, promove seminário internacional Brasil - Itália

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, em parceria com o Grupo Parlamentar Brasil- Itália, dando continuidade ao aprofundamento das relações entre brasileiros e italianos, vai promover no próximo dia 5 de julho, às 10h, no Plenário 3, Anexo II da Câmara dos Deputados, seminário internacional Brasil - Itália. O evento tem como objetivo debater especialmente a questão das relações econômicas, culturais, sociais e de meio ambiente, buscando expandir e intensificar a troca de experiências entre os dois Parlamentos.
23/06/2016 16h40

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália, deputado Carlos Zarattini (PT/SP), autor da iniciativa de realização do seminário, destacou que a previsão é que haja 60 milhões de descendentes de italianos no mundo e que a metade viva no Brasil. “Há uma imensa comunidade de descendentes italianos vivendo no nosso país e a nossa prioridade será intensificar a troca de informações e experiências em relação às políticas públicas”, destacou Zarattini.

O evento contará com a participação do novo Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, da Vice-Presidente da Câmara dos Deputados da Itália e integrante da Comissão de Relações Exteriores italiana, deputada Marina Sereni, e de parlamentares italianos em missão oficial ao Brasil.

O Grupo Parlamentar foi criado em 1979 na Câmara dos Deputados. Ao longo da sua história, vários eventos foram promovidos no sentido de buscar o estreitamento das relações culturais, comerciais e políticas Nesta Legislatura, o Grupo conta com a participação de 84 parlamentares de vários partidos políticos e já promoveu quatro reuniões para troca de experiências entre os dois Parlamentos. 

 

Programação do seminário:

10:00/10:30hrs - Abertura da solenidade
- Presidente em exercício da Câmara dos Deputados – Deputado Waldir Maranhão;
- Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados – Deputado Pedro Vilela;
- Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália – Deputado Carlos Zarattini;
- Vice-Presidente da Câmara dos Deputados da Itália e integrante da Comissão de Relações Exteriores da Itália – Deputada Marina SERENI;
- Embaixador da Itália no Brasil – Antonio Bernardini

 

10:30/11:00hrs - TEMA ECONÔMICO: o desenvolvimento das relações econômicas bilaterais à luz do Memorando de Entendimento subscrito pelos ministros das Relações Exteriores no Brasil, com especial atenção para os seguintes setores: infraestrutura; papel das PME e cooperativas; cooperação nos setores da defesa e aeroespacial; desenvolvimento do turismo.

Orador parte italiana: Deputado Fabio Porta

Orador parte brasileira: Deputados Carlos Zarattini, Helder Salomão e Rubens Bueno

11:00/12:30hrs - TEMA CULTURAL: o desenvolvimento das relações culturais, com especial atenção para as medidas a adotar no favorecimento e na divulgação das respectivas culturas e a difusão das duas línguas.

Orador parte italiana: Deputada Renata Bueno

Orador parte brasileira: Deputado Ronaldo Benedet

13:00/15:00hrs - INTERVALO PARA ALMOÇO

15:00/16:30hrs - TEMA SOCIAL: qualidade da despesa pública e avaliação do impacto da despesa destinada ao bem estar social no desenvolvimento econômico.

 Orador parte italiana: Deputada Marina Sereni

Orador parte brasileira: Deputada Flávia Morais

16:00/16:45hrs - INTERVALO

16:45/18:30hrs - TEMA AMBIENTAL: aplicação do acordo COP21. Perspectivas de cooperação.

Orador parte italiana: Deputado Mirko Busto

Orador parte brasileira: Deputados Ricardo Trípoli e Nilto Tatto


18:30/19:00hrs - APROVAÇÃO DA DECLARAÇÃO FINAL

Discursos de encerramento da Presidente parte italiana da Comissão, Deputada Marina Sereni, e do presidente da parte brasileira da Comissão, Deputado Carlos Zarattini.

Requerente: DECOM/SEC/CREDN/COPER Telefone:  66738