Reunião ordinária da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebe o novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

A presença do ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, como convidado da reunião ordinária da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, em audiência pública ocorrida em 15/4, na Câmara dos Deputados, em Brasília, trouxe esclarecimentos importantes acerca da política de relações exteriores adotada pelo Brasil.
22/04/2015 20h25

Foto: Claudia Guerreiro

Reunião ordinária da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebe o novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

Deputada Jô Moraes e ministro das Relações Exteriores (esq.), Mauro Vieira, momentos antes do início da reunião

Em sua fala de abertura, a presidente da Comissão, deputada Jô Moraes (PC do B/MG) disse que "a construção dos entendimentos é parte dos processos de integração econômicos e culturais com os demais países".

O ministro das Relações Exteriores destacou seu emprenho em inserir o Brasil nos eixos de atuação internacional, sobretudo reforçando as relações com o Mercosul / Unasul. Mauro Vieira lembrou que o país tem 17 mil quilômetros de fronteiras com a América do Sul. Para ele existe uma relação estratégica com os países da região e outras que são fortes na cooperação das áreas de ciência, tecnologia e educação, como Japão, Estados Unidos e o bloco da União Europeia.

Nas relações comerciais o ministro sublinhou a importante parceria com a China, que está nos BRICS, e afirmou que outros países asiáticos também estão no grupo de interesse brasileiro. Na ocasião, Mauro Vieira frisou que o Brasil é referência mundial em governanças na internet e global. Ele ainda exprimiu a crescente preocupação nos últimos anos com os cidadãos brasileiros residentes no exterior, inclusive com aqueles que estão em situação de condenação em outros países.

Por fim, explicou que a criação do Mercosul foi fundamental para a estabilização da região, referindo-se à importância do Tratado de Assunção e ao comércio entre os países da região que alcança atualmente a significativa cifra de US$ 60 bilhões.

Entre os temas apresentados em requerimentos para a audiência estavam a explanação de assuntos afetos à formulação e à execução da política externa brasileira, esclarecimentos sobre as medidas adotadas pelo governo em relação à pena de execução a cidadãos brasileiros condenados por tráfico de drogas na Indonésia) e a explanação sobre a contribuição financeira do governo brasileiro e organismos multilaterais.

 

 

Cláudia Guerreiro

Assessora de comunicação da CREDN

Câmara dos Deputados - Anexo II , Ala A, sala 131

Tel.: (61) 3216-6732