Proteção aos defensores dos Direitos Humanos é avaliada em reunião

A avaliação dos balanços dos Programas de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) implementados no Brasil, Colômbia e México foi tema da pauta de reunião extraordinária da Comissão, realizada em 29/9. Requerido pelo deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), teve como participantes da mesa Fernando Matos, diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernanda Calderaro, coordenadora-geral do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pedro Saldanha, chefe da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, e Lívia Tinoco, procuradora-Chefe da República em Sergipe.
30/09/2015 18h50

Foto: Claudia Guerreiro

Proteção aos defensores dos Direitos Humanos é avaliada em reunião

Proteção a defensores dos direitos humanos é avaliada em reunião

Em breves apresentações, os palestrantes mostraram os resultados e investimentos feitos. Fernanda Calderaro explicou que a "Secretaria de Direitos Humanos colabora com 80% dos recursos necessários à execução dos Programas" e falou das parcerias estabelecidas com outros órgãos e entidades para que os programas funcionem de forma efetiva. Os Programas possuem um orçamento conjunto de R$ 5 milhões.

Com 10 anos de existência, os Programas de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos ainda precisam vencer desafios. Entretanto, Calderaro ressaltou três áreas tiveram significativos avanços: informação, metodologia e articulação. No primeiro caso está a construção de bancos de dados, no segundo, a gestão dos convênios que registrou, este ano, um aumento das contrapartidas estaduais e, por fim, a capacitação das equipes técnicas no uso do georreferenciamento, que permitirá o cruzamento dos bancos de dados dos estados participantes.

 

 

 

Cláudia Guerreiro

Assessora de comunicação da CREDN

Câmara dos Deputados - Anexo II , Ala A, sala 131

Tel.: (61) 3216-6732