Orçamento da defesa não deve ser cortado

"A solicitação de emenda ao orçamento pelo cumprimento de compromissos já assumidos pelo Estado brasileiro é de fundamental importância para a estratégia nacional de defesa", com essas palavras o deputado Jarbas Vasconcelos deu seu parecer à aprovação das emendas apresentadas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias 2016. Além de debates relacionados à defesa, agricultura, educação e cooperação humanitária, outros temas foram apresentados na reunião ordinária deliberativa da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizada em 2/7.
03/07/2015 15h05

Foto: Claudia Guerreiro

Orçamento da defesa não deve ser cortado

As solicitações de emendas apresentadas focavam principalmente nas missões de paz onde o Brasil atua – Haiti e Líbano – e na manutenção de recursos para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas no continente antártico. Jô Moraes destacou a "importância da Antártica e da cooperação internacional no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e, sobretudo no papel que o Brasil pode ter neste esforço científico".

Os requerimentos relacionados ao desenvolvimento de sementes de erva mate geneticamente melhoradas para produção de massa foliar, a autorização de acesso, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, ao projeto de pesquisa relacionado à mandioca em comunidades rurais de agricultores familiares do Mato Grosso e a identificação etnobotânica de variedades de mandioca usadas na região do Juruá, no Acre, também foram aprovados.

Na pauta da reunião do Colegiado  também figuraram os dez anos do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários Para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do Mercosul e a solicitação de Audiência Pública conjunta das Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Direitos Humanos e Minorias para debater o tema da cooperação humanitária sustentável.

 

 

Cláudia Guerreiro

Assessora de comunicação da CREDN

Câmara dos Deputados - Anexo II , Ala A, sala 131

Tel.: (61) 3216-6732