Nota conjunta: Presidentes de comissões permanentes da Câmara dos Deputados pedem a volta segura do brasileiro Islam Hamed ao Brasil

Os presidentes das Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e da de Direitos Humanos e Minorias saúdam a libertação do brasileiro de ascendência palestina Islam Hamed da prisão onde estava detido, na cidade palestina de Ramala, por volta das 20h (horário local) desta terça-feira (21).
21/07/2015 19h25

Na segunda-feira, Hamed havia completado 100 dias de greve de fome e perdido 30 quilos, segundo a família. Islam Hamed reivindicava o direito de ser libertado e vir para o Brasil e por isso entrou em greve de fome em protesto.

O brasileiro cumpriu a pena de três anos estabelecida pela justiça da Autoridade Palestina, por ato violento de resistência. Israel, por sua vez, informou em nota ao Itamaraty que não tinha intenção de permitir sua saída da prisão e que vai investigá-lo por suposta prática de ato delitivo, cuja pena pode chegar a 40 anos de prisão.

As comissões intercederam junto aos embaixadores de Israel e da Autoridade Palestina no Brasil pela libertação de Islam Hamed e pela concessão de salvo-conduto por Israel para que o brasileiro possa voltar ao Brasil.

Neste momento, de acordo com a família, Hamed está escondido. Apesar das acusações de Israel, documento em árabe traduzido a pedido do Itamaraty e enviado à família de Islam Hamed no Brasil revela que a Justiça palestina não encontrou provas de que ele tenha atirado nos colonos israelenses.

A família ainda não sabe dizer como Hamed foi solto, já que uma das exigências da Autoridade Palestina para que ele saísse da prisão era a assinatura de um termo de responsabilidade pela vida do brasileiro-palestino. A família teme pela sua segurança e voltou a solicitar a intercessão destas comissões legislativas.

A atuação mediadora dos dois presidentes de comissões é movido por razões humanitárias e atende ao pedido da família.

Tendo em vista a situação delicada em que se encontra o brasileiro Islam Hamed e a importância da manutenção do apoio institucional para que ele possa regressar em segurança para o Brasil, apelamos:

- Ao Itamaraty, para que prossiga com as gestões visando à obtenção de salvo-conduto para que Islam Hamed possa ser repatriado ao Brasil;

- À Autoridade Palestina, para que assegure as condições ao seu alcance para que Islam Hamed possa sair do seu território em segurança;

- Às autoridades de Israel, para que concedam o salvo-conduto a Islam Hamed, o que será para todos nós uma demonstração efetiva de boa-vontade e consideração.

 

Brasília, 21 de julho de 2015.

 

 

 Deputada Jô Moraes

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

 

 Deputado Paulo Pimenta

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias