Grupo Parlamentar Brasil – Irã é reinstalado com foco no comércio bilateral

O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Irã foi reinstalado nesta quarta-feira, 8, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados e será presidido pelo deputado Evandro Rogério Roman (PSD-PR).
09/11/2017 14h43

Benjamim Sepulvida

Grupo Parlamentar Brasil – Irã é reinstalado com foco no comércio bilateral

Brasília –   O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Irã foi reinstalado nesta quarta-feira, 8, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados e será presidido pelo deputado Evandro Rogério Roman (PSD-PR). O evento contou com a presença do Embaixador iraniano no Brasil, Sayed Ali Saghaeyan, que destacou, mais uma vez, a importância da relação bilateral.

De acordo com o deputado, o grupo parlamentar irá trabalhar para explorar o potencial comercial bilateral. “O comércio entre Brasil e Irã situa-se, atualmente, na faixa dos US$ 3 bilhões, sendo que o Brasil exporta em torno de US$ 2,4 bilhões. É possível aumentar o comércio e também a cooperação nas áreas científico-tecnológica e petroquímica”, afirmou. Além disso, serão discutidas possibilidades para a realização de negócios envolvendo os setores agropecuário e automobilístico iraniano.

Sayed Ali Saghaeyan revelou que Teerã também pretende fortalecer o diálogo político, com um maior intercâmbio parlamentar e a troca de missões empresariais. Com o acordo nuclear firmado entre o Irã, os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha, o país terá acesso a recursos que estavam congelados por conta de sanções econômicas.

“Há um enorme potencial econômico-comercial a ser explorado. Enfrentamos cerca de 40 anos de embargos e sanções e, com isso, aprendemos a desenvolver tudo de que necessitávamos”, explicou.

O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) destacou a parceria firmada entre o governo iraniano e o Estado do Maranhão para a construção de uma refinaria de petróleo. Segundo ele, “as negociações estão avançadas e em breve os investimentos produzirão resultados”, disse.

O Grupo Parlamentar é misto (integrado por deputados e senadores) e conta com cerca de 180 membros.

 

   

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena