Espanha pede apoio da CREDN para o ingresso do país no CSNU

Brasília – O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Camara Hermoso, pediu nesta quarta-feira, 9, o apoio da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), para o ingresso do país como membro rotativo do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para o biênio 2015-2016.
09/04/2014 19h53

Foto: Marcelo Rech

Espanha pede apoio da CREDN para o ingresso do país no CSNU

Manuel de La Camara Hermoso destacou a importância estratégica das relações Brasil – Espanha

Espanha, Turquia e Nova Zelândia, disputam duas vagas e o diplomata explicou que o Brasil ainda não se decidiu. No entanto, assegurou que a maioria dos países que integram o grupo latino-americano apoiam a Espanha.

Ele considera natural o apoio brasileiro. Atualmente, a Espanha é o segundo maior investidor no Brasil e as trocas comerciais giram em torno de R$ 22 bilhões. Além disso, o país é o 6º maior contribuinte do sistema ONU.

A última vez que a Espanha ocupou um assento rotativo no CSNU foi no biênio 2003-2004. Madri também apoiou o Brasil que participou do Conselho de Segurança entre 2010 e 2011.

Manuel de La Camara Hermoso destacou que o Brasil é prioridade máxima para a Espanha e que esta relação é estratégica em várias áreas. Ele revelou ainda que o setor privado espanhol estuda apoiar o Programa Ciência Sem Fronteiras para qualificar jovens brasileiros. Mais de mil estudantes brasileiros já receberam bolsas de estudo em universidades espanholas.

Eduardo Barbosa destacou que as relações do Brasil com a Espanha merecem tratamento diferenciado, inclusive por conta dos cerca de 90 mil brasileiros que residem naquele país.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br