Eduardo Barbosa instala Grupo de Amizade Brasil - União Europeia

Brasília - O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, instalou na tarde desta terça-feira, 10, o Grupo de Amizade Brasil – União Europeia, o qual presidirá durante esta Legislatura. “Vamos aprofundar o intercâmbio político com a Europa e tornar este diálogo constante e permanente”, afirmou.
11/02/2015 14h21

Foto: Marcelo Rech

Eduardo Barbosa instala Grupo de Amizade Brasil - União Europeia

Grupo de Amizade Brasil – União Europeia será integrado por deputados e senadores e irá fortalecer as relações políticas com a Europa

Ao ato de instalação, compareceram a Embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da Delegação Europeia no Brasil, o Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha, Gregory John Ryan, e os deputados Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Evandro Gussi (PV-SP) e Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

“Constituímos um grupo que terá uma agenda objetiva. O grupo produzirá resultados com impacto nas relações do Brasil com a União Europeia e os seus estados-membros. Por meio de uma agenda dinâmica, vamos fortalecer ainda as relações entre o Congresso brasileiro e o Parlamento Europeu”, destacou Barbosa.

A Embaixadora Ana Paula Zacarias enfatizou a importância do Grupo na dinamização das relações entre o Brasil e a Europa e lembrou que em 2014, o Parlamento Europeu criou pela primeira vez, um grupo integrado por 28 eurodeputados, para fomentar as relações com o Brasil. O presidente é o deputado social democrata Paulo Rangel, de Portugal. “Trata-se de um grupo muito forte, pois conta com representantes de todos os partidos com assento no Parlamento Europeu. Além disso, não esqueçamos que a União Europeia é a principal parceria comercial do Brasil no conjunto dos seus 28 membros”, explicou.

 

Fórum Brasil – Europa

Já no dia 17 de março será realizado o Fórum Brasil – Europa, evento que reunirá parlamentares brasileiros e europeus, além de autoridades e acadêmicos que discutirão temas como Educação, Ciência e Tecnologia, Cibersegurança e democracia virtual e as questões do clima. Além disso, ainda no primeiro semestre deste ano deverá realizar-se em Brasília, a Cúpula Brasil – União Europeia, precedida pela visita da nova chanceler europeia ao Brasil, a italiana Federica Mogherini.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br