Desvios de doações da Cruz Vermelha será tema de audiência na CREDN

Brasília – As denúncias dando conta que R$ 17 milhões em doações para campanhas humanitárias da Cruz Vermelha Brasileira, teriam sido desviadas para uma OGN no Maranhão, serão objeto de uma audiência pública a ser realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), conforme requerimento do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), aprovado nesta quarta-feira, 29.
29/10/2014 18h33

Foto: Zeca Ribeiro (CD)

Desvios de doações da Cruz Vermelha será tema de audiência na CREDN

Rubens Bueno considera graves as denúncias já confirmadas pela própria entidade de ajuda humanitária

De acordo com o deputado, as denúncias foram confirmadas pela própria entidade e teriam ocorrido entre 2010 e 2012. Inicialmente, esses recursos deveriam servir às vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, ao combate da dengue, às pessoas atingidas pelo tsunami no Japão e aos afetados pela crise alimentar na Somália.

"Além disso, uma auditoria indicou que cerca de R$ 6 milhões do Tesouro Federal também teriam sido desviados. A destinação dessas verbas deveria ser feita para as unidades de saúde sob responsabilidade da Cruz Vermelha", afirmou Bueno.

Para o deputado, o escândalo não pode ficar sem respostas, especialmente em se tratando de uma entidade tão séria, respeitada e com uma longa história de ajuda humanitária. "Não é demais lembrar que a Cruz Vermelha é a maior organização humanitária do mundo", recordou.

A audiência pública ainda será marcada e contará com representantes do ministério da Justiça, do ministério Público Federal, da Cruz Vermelha e da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br