Deputado tcheco reafirma prioridade do país nas relações com o Brasil

Brasília – O deputado Pavel Juříček, presidente da Comissão de Ciência, Pesquisa e Inovação da Câmara dos Deputados do Parlamento da República Tcheca, realizou visita à CREDN nesta segunda-feira, 11, com o objetivo de discutir parcerias na área. Em outubro, uma comitiva tcheca virá ao Brasil para tratar da cooperação em oncologia e inteligência artificial.
11/02/2019 15h20

Edilson Holanda

Deputado tcheco reafirma prioridade do país nas relações com o Brasil

Pavel Juříček foi recebido pelo deputado Professor Israel (PV/DF) e pelo senador Izalci (PSDB-DF). Os dois manifestaram interesse em trazer a expertise tcheca também para o Distrito Federal. Ciência, pesquisa e inovação têm longa tradição na República Tcheca e o exemplo mais exitoso da cooperação bilateral na área tecnológica é a participação da companhia Aero Vodohody na fabricação da aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa tcheca ficou responsável pelo fornecimento de partes das portas, asa e fuselagem do cargueiro. 

De acordo com o ministério das Relações Exteriores, a República Tcheca tem demonstrado renovado interesse em estreitar laços com o Brasil, o qual deriva de uma nova percepção do papel e peso do País no cenário internacional. 

Segundo a Base Conceitual da Política Externa da República Tcheca, o Brasil é mencionado no item dedicado às relações com economias emergentes, citado juntamente com a Índia em parágrafo específico que destaca o significativo potencial e a crescente influência dos dois países na política mundial, sublinhando as áreas militar e de segurança como oportunidades para o desenvolvimento de relações mútuas. “Mais do que apenas aprofundar o relacionamento comercial como parte de estratégia de diversificação dos mercados exportadores, interessa aos tchecos e ao Brasil uma parceria multifacetada e um diálogo político de maior densidade”, assinala o Itamaraty.

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena