Crise política na Nicarágua é tema de reunião na CREDN

Brasília – A crise política na Nicarágua foi discutida nesta terça-feira, 19, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, a pedido da Embaixadora Lorena Martínez. Participaram do encontro o presidente da CREDN, deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) e o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Países da América Central, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP).
19/06/2018 18h28

Edilson Holanda

Crise política na Nicarágua é tema de reunião na CREDN

“A Embaixadora nos propiciou muitas informações acerca do momento difícil por que passa aquele país desde abril, quando protestos contra a Reforma da Previdência foram organizados. Lamentamos a situação, pelo povo nicaraguense, e exortamos a que as partes se sentem à mesa, pois o diálogo deve ser o principal caminho para a construção de uma solução pacífica”, afirmou Nilson Pinto. 

De acordo com Lorena Martínez, “apesar de o governo ter retirado a proposta de reforma, os protestos não cessaram. Trata-se de um movimento político que busca apenas a derrubada do presidente Daniel Ortega”, observou. Ela afirmou ainda que há muitas notícias falsas circulando com o mesmo objetivo. 

“O Governo não está matando o seu povo”, assegurou. Na oportunidade, Martínez entregou dois documentos aos parlamentares com detalhes acerca dos passos adotados pelo governo para pôr fim à crise. “O encontro da solução deve dar-se entre os nicaraguenses e o nosso papel é o de contribuir, sempre que chamados a opinar, para que haja diálogo permanente”, explicou o presidente da CREDN. 

Para Vinicius Carvalho, “os atos de violência são lamentáveis e nós, deputados, estamos à disposição das partes para colaborar com as negociações que tenham como objetivo o cessar das hostilidades e a conformação de uma agenda em prol do país. Torcemos para que, em breve, possamos discutir como ampliarmos as relações e o comércio”, assinalou. 

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena