CREDN discute em audiência pública a situação dos brasileiros no Japão

Por iniciativa do deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizou, nesta quarta-feira, 8, audiência pública em que foi discutida a situação dos brasileiros residentes no Japão, o estado das escolas brasileiras naquele país e a concessão de vistos para os Yonseis, a 4ª geração de brasileiros descendentes de japoneses.
09/11/2017 14h48

Benjamim Sepulvida

CREDN discute em audiência pública a situação dos brasileiros no Japão

Brasília – Por iniciativa do deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizou, nesta quarta-feira, 8, audiência pública em que foi discutida a situação dos brasileiros residentes no Japão, o estado das escolas brasileiras naquele país e a concessão de vistos para os Yonseis, a 4ª geração de brasileiros descendentes de japoneses. Em outubro, o ministério da Justiça do Japão informou que o sistema será criado ainda neste ano fiscal, que termina em março de 2018.

Para debater o tema, foram convidados a ministra Luiza Lopes, diretora do Departamento Consular do ministério das Relações Exteriores; Leandro Gomes Cardoso, Chefe da Assessoria Internacional do ministério da Educação; e Hugo Medeiros Gallo da Silva, Coordenador Geral de Imigração do ministério do Trabalho. O Embaixador João de Mendonça Lima, que assumirá em breve o cargo de cônsul-geral do Brasil em Tóquio, também participou do encontro.

Walter Ihoshi realizou missão oficial ao Japão entre os dias 12 e 20 de março, quando manteve encontros com diversas autoridades japonesas, como o vice-primeiro-ministro e presidente da Liga Parlamentar Japão-Brasil, Taro Aso, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Kentauro Sonoura, e o vice-ministro parlamentar dos Negócios Estrangeiros do Japão, Shunsuke Takei. 

“Também visitamos as escolas japonesas e nipo-brasileiras a fim de conhecermos a implantação e funcionamento do sistema educacional público do Japão. Na ocasião, foi reivindicado pela comunidade brasileira residente no país um reforço às gestões do Itamaraty junto ao MEC com vistas a um maior apoio a essas escolas a fim de supervisionar a qualidade do ensino oferecido. Conhecemos ainda o Espaço do Trabalhador Brasileiro criado em 2012 pelo Consulado Geral em Hamamatsu. Vimos, igualmente, que há necessidade de renovação do convênio com os ministérios das Relações Exteriores e do Trabalho e Previdência Social para dar continuidade aos serviços assistenciais prestados à comunidade brasileira”, explicou Ihoshi.

De acordo com o deputado, “precisamos implementar um trabalho suprapartidário para que o Espaço do Trabalhador siga recebendo recursos e para que o MEC, junto com o Itamaraty, persista na capacitação de professores e demais profissionais que atendem à comunidade brasileira no Japão”.

Em 2018, serão celebrados os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, país que possui a maior comunidade de descendentes japoneses, com cerca de 1,9 milhão de pessoas. Por outro lado, em torno de 180 mil brasileiros vivem no Japão atualmente.

“O Japão tem todo o interesse em intensificar ainda mais as relações bilaterais e esta data representa uma oportunidade para aprofundarmos os laços que nos unem”, afirmou o ministro Kazuhiro Fujimura, vice-chefe da missão diplomática japonesa no Brasil.  

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena