Coreia do Norte quer parceria com empresas brasileiras

A Coreia do Norte deseja formar uma joint venture com empresas brasileiras para a produção de instrumentos musicais e aumentar a importação de carnes e ônibus do Brasil. Além disso, quer vender máquinas para a produção de peças para a indústria brasileira. A informação é do embaixador norte-coreano no Brasil, Ri Hwa Gun, que nesta quarta-feira, 12, reuniu-se com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (PCdoB/AC).
14/12/2012 16h27

Ele explicou que o país vive um excelente momento econômico e que a transição política após a morte do líder Kim Jong-il transcorreu sem problemas. O embaixador também informou que a Coreia do Norte está promovendo uma série de eventos em todo o mundo para marcar o primeiro aniversário da morte de Jong-il.

Em 2012, duas missões empresariais brasileiras estiveram no país para prospectar as áreas que poderão receber investimentos no futuro. Em 2006, Brasil e Coreia do Norte assinaram um acordo básico de cooperação, ampliado em 2010 para um acordo de cooperação econômica.

No entanto, nenhum dos dois acordos foi ratificado pelo Congresso o que inviabiliza o incremento das relações políticas e comerciais.

Brasil e Coreia do Norte estabeleceram relações diplomáticas em 2001. Em 2005, os norte-coreanos inauguraram sua embaixada em Brasília. O Brasil abriu a representação diplomática em Pyongyang em julho de 2009.