Bruna Furlan destaca as boas relações entre o Brasil e Espanha

Brasília – A Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP), encontrou-se nesta quinta-feira, 8, com o Secretário de Assuntos Exteriores da Espanha, Ildefonso Castro, a quem destacou as boas relações bilaterais entre os seus países. Segundo ela, “o padrão de investimentos da Espanha na América Latina não se trata de fluxo transitório, mas sim de presença consolidada, que resiste mesmo em períodos de crise”, afirmou.
09/03/2018 16h56

Benjamim Sepulvida

Bruna Furlan destaca as boas relações entre o Brasil e Espanha

Na reunião, ela também destacou a importância em se reativar o Grupo Parlamentar Brasil – Espanha para, por meio da Diplomacia Parlamentar, intensificar o intercâmbio de informações e a troca de experiências. Ildefonso Castro concordou quanto à qualidade das relações Brasil – Espanha e revelou o desejo de Madri em fortalecer ainda mais os canais de interlocução no âmbito político. 

Na oportunidade, ele também discorreu sobre a situação política e econômica da Espanha, o turismo como fator de desenvolvimento e o impacto do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia), para a Europa. “Além disso, a Espanha tem reiterado que o acordo com o MERCOSUL deve ser considerado prioritário para a UE, já que trará resultados verdadeiramente positivos para as duas regiões”, lembrou a deputada. 

A presidente da CREDN lembrou ainda que a Espanha é o segundo maior investidor final no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos, com um estoque de US$ 78 bilhões, enquanto o Brasil, ao mesmo tempo, ocupa a terceira posição entre os maiores destinos dos investimentos diretos espanhóis no mundo. “Os dois países assinaram um Acordo de Parceria Estratégia e um Plano de Ação que devem ser implementados. Nesse sentido, na CREDN, atuaremos para ratificar os acordos firmados nesse âmbito”, assegurou a deputada. 

Em 26 de fevereiro, a CREDN recebeu a Mensagem 76 de 2018, do Acordo de Cooperação no Âmbito da Defesa firmado por Brasil e Espanha, em Madri, em 3 de dezembro de 2010. Bruna Furlan pretende vê-lo aprovado tão logo as comissões sejam reinstaladas na Câmara dos Deputados. 

O acordo tem por objetivo promover a cooperação, especialmente nas áreas de planejamento, pesquisa e desenvolvimento militares, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços; assessoramento em tecnologia militar; intercâmbio de experiências e conhecimentos em assuntos relacionados à defesa, incluindo operações de manutenção da paz; educação e treinamento militar; e cooperação em outras áreas de interesse mútuo no campo da defesa. 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena