Brasil e Iêmen têm acordo de cooperação técnica aprovado na CREDN

Nesta terça-feira, 19, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Brasil e a República do Iêmen, em Brasília, em 6 de agosto de 2014. O relator da matéria, deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), destacou que o mesmo “constitui-se em mais um exemplo da estratégia da política externa brasileira referente à cooperação técnica internacional”.
19/12/2017 16h17

Lúcio Bernardo Jr.

Brasil e Iêmen têm acordo de cooperação técnica aprovado na CREDN

Brasília – Nesta terça-feira, 19, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Brasil e a República do Iêmen, em Brasília, em 6 de agosto de 2014. O relator da matéria, deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), destacou que o mesmo “constitui-se em mais um exemplo da estratégia da política externa brasileira referente à cooperação técnica internacional”.

Segundo ele, “tal visão levou o país a privilegiar e firmar este tipo de acordo com nações em desenvolvimento, privilegiando o diálogo Sul-Sul, nomeadamente, com nações da África, Oriente Médio, Caribe e até da Ásia. Desta forma, o Brasil buscou modificar sua inserção no contexto internacional, apostando no multilateralismo”, explicou.

“Além disso”, ressaltou, “essa nova modalidade de cooperação visa não apenas ao compartilhamento de conhecimento, tecnologias e técnicas, mas também de experiências e a realização de projetos e programas ligados à preservação ambiental, à agricultura de subsistência, ao desenvolvimento sustentável, ao combate à fome, às ações de cunho social e de apoio aos menos favorecidos”, assinalou.

Na avaliação de Cláudio Cajado, “a cooperação técnica entre o Brasil e o Iêmen apresenta significativo potencial e deve proporcionar o desenvolvimento de profícua cooperação, tanto em temas essencialmente relacionados ao conhecimento e à tecnologia como, e principalmente, em assuntos relacionados à cooperação com reflexos diretos nas áreas sociais, tais como educação e saúde, combate à pobreza e à fome, e promoção do desenvolvimento sustentável”, concluiu.

  

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena