Barbosa discute quadro político brasileiro com diplomatas estrangeiros

Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), recebeu em audiência nesta semana, os diplomatas sul-africanos Mac Ntlabati e T. Nguza; o embaixador do Marrocos, Larbi Moukhariq; e o adido civil da embaixada da China, Wang Yunxiang, com quem discutiu aspectos relacionados ao processo eleitoral brasileiro concluído no último domingo com o segundo turno das eleições.
29/10/2014 18h33

Foto: Luis Macedo (CD)

Barbosa discute quadro político brasileiro com diplomatas estrangeiros

O presidente da CREDN acredita que o interesse pelo Brasil deve ser bem aproveitado pelo governo

Na avaliação do presidente da CREDN, "o processo democrático brasileiro e a importância do país no contexto externo continuam chamando a atenção da comunidade internacional e o Brasil deve aproveitar este momento para recuperar o protagonismo que conquistou com uma política externa assertiva".

Nos encontros realizados, os diplomatas estrangeiros destacaram que os seus países desejam aumentar a cooperação com o Brasil em várias áreas como energia, educação, comércio e desenvolvimento. Também demonstraram interesse em trabalhar pelo aprofundamento das relações políticas por meio dos respectivos grupos de amizade.

"Nos últimos anos, o Brasil perdeu espaço por conta de uma política externa com forte viés ideológico. O mundo espera do Brasil um papel de liderança e articulação em benefício da estabilidade regional, das reformas do sistema multilateral e do fortalecimento dos mecanismos de defesa dos direitos humanos, e isso o novo governo terá de levar em conta se quiser que o Brasil recupere o terreno perdido", afirmou Eduardo Barbosa.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br