Armênia quer mais cooperação e aprofundamento das relações bilaterais

Brasília – O Embaixador da Armênia no Brasil, Ashot Galoyan, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 19, com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), a quem manifestou interesse em ampliar a cooperação e aprofundar as relações bilaterais.
20/04/2017 17h25

Benjamin Sepulvida

Armênia quer mais cooperação e aprofundamento das relações bilaterais

Brasília – O Embaixador da Armênia no Brasil, Ashot Galoyan, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 19, com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), a quem manifestou interesse em ampliar a cooperação e aprofundar as relações bilaterais. Segundo ele, há um enorme potencial que ainda pode ser explorado pelos dois países.

Ele explicou que a comunidade armênia no Brasil reúne cerca de 100 mil pessoas e que aproximadamente 70% dela reside no estado de São Paulo. A deputada recordou que em agosto de 2016, o então chanceler José Serra acompanhou o presidente armênio, Serj Sargsyan, na instalação da pedra fundamental da embaixada armênia em Brasília.

“Os dois países possuem um histórico de cooperação em várias áreas como educação, agricultura e defesa civil, inclusive com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal que, em parceria com o ministério de Situações de Emergência da Armênia, oferece treinamento e cursos de capacitação aos armênios”, destacou.

Em 2011 os dois países decidiram estreitar a coordenação política, inclusive por meio de um mecanismo de consultas permanentes e a possibilidade de se aumentar o comércio em até dez vezes. Brasil e Armênia definiram, ainda, que priorizariam as parcerias em áreas como ciência e tecnologia e desenvolvimento industrial.

De acordo com Bruna Furlan, “vamos agora fazer um esforço conjunto para envolvermos o Parlamento e com isso tornarmos ainda mais relevante o relacionamento bilateral”, concluiu.

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514