Aprovado acordo de isenção de vistos entre Brasil e Emirados Árabes

Brasília – Assinado em 16 de março, o acordo sobre mútua isenção de vistos firmado entre Brasil e Emirados Árabes Unidos foi aprovado nesta quarta-feira, 5, pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, com parecer do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). Com este acordo, os nacionais de ambos os países poderão entrar, sair e transitar pelo território do outro, sem visto, para fins de turismo e negócios, por até 90 dias a cada período de 12 meses.
05/09/2017 16h32

Benjamim Sepulvida

Aprovado acordo de isenção de vistos entre Brasil e Emirados Árabes

Para Marquezelli, “a flexibilização na exigência do visto resultará no crescimento de turismo e no aumento de divisas resultante dessas viagens internacionais e tende a ser um incentivo para que mais cidadãos emiráticos visitem o Brasil e vice-versa, aumentando especialmente o número de turistas provenientes de Dubai, que atualmente têm que viajar até Abu Dhabi para solicitar o visto junto a Embaixada Brasileira”, afirmou. 

Estima-se que em 2015 os turistas dos Emirados Árabes Unidos gastaram US$ 15,1 bilhões em viagens internacionais (22º no ranking mundial) e realizaram 3,3 milhões de viagens internacionais, o que traduziu em gasto médio de US$ 4,576 por viagem. De acordo com um relatório do Credit Suisse de 2012, os nacionais dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (incluindo dos Emirados Árabes Unidos) gastaram 260% mais com passagens aéreas do que outras nacionalidades, tendo sido entre 40% a 60% dessas viagens realizadas em classe executiva. 

“Eles também gastaram 430% a mais em acomodações e 558% a mais em restaurantes, em comparação com outras nacionalidades. Os visitantes dos Emirados Árabes registraram 2,2 milhões de pernoites na Alemanha em 2015, ocupando a décima terceira posição entre todos os países cujos cidadãos visitaram o país”, revelou o deputado. 

Assinado na mesma data, em Brasília, o acordo de Serviços Aéreos entre Brasil e Emirados Árabes será relatado pelo deputado Alexandre Leite (DEM-SP). Na semana passada, a Embaixadora Hafsa Abdullah Mohamed Sharif Al Ulama defendeu, na CREDN, a ratificação dos dois acordos como forma de fortalecer o relacionamento bilateral.

 

 

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena