Acordo Céus Abertos entre Brasil e EUA é aprovado na Comissão de Relações Exteriores

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara - CREDN, aprovou, nesta quarta-feira, 06, relatório do presidente do Colegiado, deputado Pedro Vilela, sobre o acordo Céus Abertos, da aviação civil, que trata sobre os transportes aéreos entre o governo brasileiro e dos Estados Unidos, assinado em 2011. O principal objetivo do Acordo é promover um regime de preços livres, eliminar as restrições de itinerários e frequências.
06/07/2016 17h15

Juliana Hagiwara

Acordo Céus Abertos entre Brasil e EUA é aprovado na Comissão de Relações Exteriores

O acordo prevê, entre outras coisas, novas e melhores tarifas, mais voos, mais emprego, renda e crescimento econômico, além de novos investimentos em infraestrutura. Uma das áreas favorecidas será o aumento do tráfego de passageiros e turistas, e melhores serviços. Atualmente, nas rotas internacionais de/para o Brasil, o incremento estimado de 47% dos passageiros, isto é, 5,9 milhões de passageiros a mais. No caso dos turistas, a estimativa é de um aumento de 1,3 milhões de turistas visitando o Brasil por ano.

 

Hoje, o Brasil opera 11 destinos nos EUA, mas com média de apenas 26 viagens a cada 1000 habitantes (média inferior a dos demais países da região onde não há céus abertos com os EUA).

 

No caso de expansão de acordos comerciais, redução e eficiência nos custos, o Acordo favorece aprovações regulatórias para viabilizar acordos de cooperação e alianças mais estreitas entre companhias aéreas. Além disso, possibilita a expansão das malhas aéreas, economias de escala e de rede, facilita o comércio e permite atrair novas empresas e investimentos, aumento da produtividade do país, de renda, divisas e níveis de arrecadação fiscal.

 

“Tenho convicção de que a aprovação trará benefícios não só para as companhias brasileiras desse setor, mas, principalmente, para os passageiros que fazem uso dessa linha Brasil-EUA. Com as novas possibilidades, mais brasileiros poderão ser atendidos e com a tarifa cada vez menor. É mais acesso à aviação, é mais oportunidade para a população brasileira”, enfatizou.

Juliana Hagiwara 

    Jornalista