Direito à vida de crianças indígenas é tema de debate nesta quarta na CPD.

Em pleno século XXI crianças indígenas ainda são enterradas vivas por nascerem com deficiência. A CPD debaterá nesta quarta(24) esta prática cultural de algumas tribos indígenas. No entendimento da Deputada Rosinha da Adefal (PTdoB/AL), autora do requerimento desta audiência pública, esta prática cultural deve ser fortemente combatida pelo Estado no intuito de preservar a vida, bem inalienável.
22/05/2017 11h25

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPD) debaterá nesta quarta (24) o infanticídio de crianças indígenas com deficiência ou com doenças graves. Esta audiência é fruto do requerimento nº 103/17 de autoria da Deputada Rosinha da Adefal (PTdoB/AL).

 

Até o momento estão confirmadas as seguintes presenças:

  1. Representante da Funai;
  2. Representante da SNPD;
  3. Sr. Eli Ticuna - ONG Atini;

A Deputada Rosinha da Adefal em defesa da relevância desse debate na busca de soluções urgentes para o fim do infanticídio, argumenta que "a cada ano, centenas de crianças indígenas são enterradas vivas, sufocadas com folhas, envenenadas ou abandonadas para morrerem na floresta."

O Presidente da CPD, Deputado Cabo Sabino (PR-CE), foi enfático ao afirmar que "nenhum pretexto cultural  pode se sobrepor em nenhuma hipótese ao sublime direito à vida."