Comissão debate oferta, pelas autoescolas, de veículos adaptados para pessoas com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência discute nesta quarta-feira (10) a oferta, pelos Centros de Formação de Condutores, de veículo adaptado para o treinamento de pessoas com deficiência. O tema será realizado a pedido do deputado Adail Carneiro (PP-CE).
08/05/2017 16h08

O parlamentar destaca que, para assegurar as mesmas condições dos candidatos sem deficiência em relação ao processo de habilitação, a pessoa com deficiência precisa de apoio quanto ao acesso a um veículo adaptado nos Centros de Formação de Condutores.

Adail destaca que a obrigatoriedade da oferta, em proporções mínimas pelas autoescolas, de carros com câmbio automático, direção hidráulica, vidros elétricos e comandos manuais de freio e de embreagem foi vetada pela Presidência da República na sanção da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

“Como não houve evolução sobre a matéria, torna-se imperativo reunir as partes envolvidas, para discutir acerca do processo de habilitação das pessoas com deficiência”, defende o parlamentar

Foram convidados: 
- o presidente da Federação Nacional das Autoescolas e dos Centros de Formação de Condutores, Justino Rodrigues da Fonseca; 
- o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Elmer Coelho Vicenzi; 
- o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, Igor Vasconcelos Ponte; 
- a presidente da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva, Mônica Cavenaghi; e 
- o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Ferreira Pellegrini.

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 13.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'