Comissão participa de seminário sobre idosos em Mato Grosso do Sul

11/08/2017 17h20

Agência Câmara Notícias 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realizou seminário no dia 11 de agosto  (sexta-feira), em Dourados (MS). As discussões  abordaram a situação atual do idoso, os casos de violência e o aumento da longevidade, entre outros assuntos. 


A pedido do deputado Geraldo Rezende (PSDB-MS), a comissão também visitou um centro de convivência do idoso.

“O crescimento na proporção de idosos será ‘marcante’ nas próximas décadas. Mantida a taxa atual, o envelhecimento da população brasileira será duas vezes mais rápido que a média mundial”, afirma Rezende.

“No Brasil, entre 1950 e 2000, a fatia de idosos no contingente populacional se manteve inferior a 10%, semelhante ao observado em países menos desenvolvidos. A partir de 2010, o indicador começa a se aproximar das estimativas de países mais desenvolvidos, com fatia mais expressiva de idosos na população brasileira”, compara o parlamentar.

Pelos dados da Organização das Nações Unidas, continua o deputado, os idosos de 60 anos ou mais representavam 12,3% da população mundial. “No Brasil, no mesmo ano, essa parcela foi similar, de 11,7% do contingente populacional.”