Comissão do Idoso realiza Seminário Sobre a Pessoa Idosa em Santa Catarina

22/06/2018 16h29

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) , por solicitação da deputada federal Carmen Zanotto (PPS/SC), realizou em Tijucas/ Santa Catarina, no dia 14 de junho, um seminário sobre a pessoa idosa com o tema: "Direitos dos Idosos, Novos Olhares". O evento aconteceu no Anfiteatro Leda Regina e contou com a participação de mais de 350 pessoas. Além da deputada Carmen, que faz parte da Comissão, a deputada Leandre Dal Ponte (PV/PR) e especialistas debateram sobre o assunto. Este foi o segundo seminário sobre a pessoa idosa realizado em Santa Catarina, o primeiro aconteceu em Lages no final do ano passado.

 

Os trabalhos auxiliam para o fornecimento de subsídios para a atuação da Comissão, contribuindo para a formulação de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas e estudos relativos à situação das pessoas idosas no Brasil.

 

“Precisamos respeitar e avaliar como nós estamos cuidando de nossos idosos em todos os espaços. Apesar do avanço institucional no reconhecimento dos direitos, na nossa realidade ainda há preconceito e violências contra a população idosa,” ressaltou a deputada Carmen Zanotto.

 

De acordo com a estimativa de pesquisas relacionadas ao tema, a população de idosos deve quadruplicar até o ano de 2060. Pois, nos últimos 10 anos a população brasileira de 60 anos cresceu 21,6%, a de 80 anos ou mais 47,8%.

 

Texto: Assessoria da Deputada Carmen Zanotto