Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa elege vice-presidentes

26/04/2018 09h54

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) completou, na quarta-feira (18), a composição de sua Mesa. Foram eleitas as deputadas Leandre (PV/PR) e Carmen Zanotto (PPS/SC) para ocuparem a 2ª e 3ª vice-presidências respectivamente. O cargo de 1º vice-presidente já havia sido ocupado, em reunião realizada anteriormente (11/04), pelo deputado Gilberto Nascimento (PSC/SP), quando também foi eleita, como presidente da Comissão, a deputada Júlia Marinho (PSC/PA). 

Em seu pronunciamento, a deputada Leandre falou sobre a responsabilidade da Comissão em lutar por um país mais justo, que acolha melhor as pessoas idosas, e mencionou a importância do trabalho da Comissão na busca da defesa e garantia dos direitos dessas pessoas. Em seguida, convidou toda a sociedade a lutar pela defesa dos direitos humanos, em especial pela defesa dos direitos humanos das pessoas idosas, lembrando que neste ano a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos e o Estatuto do Idoso, 15 anos.

Já a deputada Carmen Zanotto destacou a importância da CIDOSO dentro da Câmara dos Deputados e sua luta pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas para o envelhecimento.  Citou, dentre as diversas iniciativas da Comissão, o “Ano de Valorização e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”, iniciativa da deputada Leandre que foi transformada na Lei 13646/2018 em 9 abril. A parlamentar declarou, por fim, que ainda há muito a ser feito, tanto para o fortalecimento da Comissão quanto para a defesa dos direitos da pessoa idosa.