CMulher visitará Estados que não elegeram nenhuma parlamentar para a Câmara Federal na última eleição

Paraíba, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Mato Grosso são os cinco Estados brasileiros que não tiveram candidatas eleitas em 2014.
10/05/2017 18h15

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

CMulher visitará Estados que não elegeram nenhuma parlamentar para a Câmara Federal na última eleição

Em reunião deliberativa ocorrida hoje, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou requerimento de autoria da Deputada Shéridan, Presidente da CMulher, para que os membros da Comissão possam realizar visitas aos Estados que não elegeram nenhuma representante feminina para a Câmara dos Deputados em 2014.

Estas visitas estão alinhadas com o esforço, por parte dos membros deste colegiado, em aumentar a participação das mulheres na política, e com isso também um consequente aumento na representatividade feminina no Parlamento brasileiro.

Segundo a Presidente da CMulher, Deputada Shéridan, “é preciso entender melhor os motivos da ausência da representatividade feminina nessas regiões e estabelecer uma comissão para buscar o comprometimento dos Tribunais Regionais Eleitorais, da sociedade, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos partidos com a causa”.

Para cumprir a regra de 30% de candidaturas femininas, muitos partidos registram mulheres que não recebem votos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições de 2016, 16.131 candidatos não tiveram nenhum voto. A cada dez, nove eram mulheres. Para o radar da Justiça Eleitoral, essa fraude de utilizar “mulheres-laranja” agrava a baixa representatividade feminina na política brasileira. “É necessário ir in loco, junto aos tribunais regionais eleitorais, investigar essas denúncias e coibir este tipo de prática. Precisamos buscar meios para que a representatividade das mulheres seja efetivamente real”, afirmou a Presidente.

A primeira visita deve ocorrer ainda no mês de maio e terá como destino João Pessoa, no Estado da Paraíba.