SQUASSONI ASSUME PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA

Deputado, que já integrava a comissão desde o início da legislatura, passa a presidir as discussões de assuntos relacionados aos setores mineral e elétrico.
09/04/2018 12h15

Douglas Gomes

SQUASSONI ASSUME PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA

O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP) assumiu a presidência da Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados, um dos cinco maiores colegiados da Casa Legislativa. Squassoni foi eleito por unanimidade em reunião ocorrida hoje (4) e ficará à frente dos trabalhos da comissão até o início de 2019.

 

A CME responde pelas questões que tangem aos setores mineral e elétrico do país, sendo responsável por matérias como política e estrutura de preços de recursos energéticos; comercialização e industrialização de minério; fontes convencionais e alternativas de energia; gestão, planejamento e controle dos recursos hídricos, dentre outras.

 

Squassoni é membro da CME desde o início da legislatura, em 2015, e tem larga experiência no setor de energia, tendo sido, por oito anos, sócio-diretor de empresa fabricante de ferragens e equipamentos para linhas de transmissão de energia, fundada em 2001. O parlamentar também é o autor do projeto de lei nº 1.917/2015 que prevê a portabilidade das contas de energia elétrica. A proposição, que já tem o aval das Comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Minas e Energia, será agora analisada por Comissão Especial criada para este fim.

 

“É uma honra e uma grande responsabilidade dirigir as discussões de temas tão relevantes para a economia brasileira como as referentes aos setores energético e mineral. Vamos nos empenhar para traçar de forma conjunta soluções para os grandes desafios destes setores”, frisou Squassoni. “Nosso foco será fomentar a produção de energia limpa no Brasil e impulsionar a ideia do mercado livre de energia, propiciando a portabilidade das contas de luz e o consequente barateamento para nós consumidores comuns”, completou o novo presidente.

 

A CME é a quinta Comissão Permanente em que o deputado tem assento. Squassoni também é membro da comissão de Viação e Transportes e suplente na de Turismo e no recém-criado colegiado para discutir a privatização da Eletrobrás, além da subcomissão de Portos e Aeroportos.

 

Estrutura

A Comissão de Minas e Energia possui 48 membros titulares e seus respectivos suplentes. Dentre as 25 Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados, o colegiado está entre os cinco que contam com números mais expressivos de integrantes. Squassoni assume a presidência no lugar do deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), que esteve à frente do colegiado em 2017.

 

Fonte: Gabinete do Dep. Marcelo Squassoni