Penna solicita a ministério informações sobre aquífero de Alter do Chão

A Comissão de Meio Ambiente aprovou requerimento do deputado Penna de enviar uma solicitação de informações à ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, sobre o aquífero Alter do Chão, localizado no Norte do país. O aquífero é conhecido desde os anos 50, mas só em 2010 cientistas descobriram que ele abriga a maior reserva subterrânea de água doce conhecida no mundo. “A sociedade brasileira precisa tomar conhecimento a respeito desta reserva, que é um escândalo no mundo. Para se ter uma ideia, cientistas afirmam que ela tem um volume quatro vezes maior que do Aquífero Guarani, até então o maior conhecido pelo homem”, apontou Penna.
04/04/2013 15h10

Estefânia Uchôa / CMADS

Penna solicita a ministério informações sobre aquífero de Alter do Chão

“Uma notícia no Estadão do último dia 22 me chamou atenção, denunciando que o Governo não tem apoiado as pesquisas necessárias para o conhecimento deste enorme patrimônio hídrico”, alertou o deputado. A referida matéria dá conta da dificuldade de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) em obter recursos para pesquisar o aquífero, e mostra ainda que existe até o risco dele sofrer contaminação por conta da falta de coleta de lixo e esgotos nas grandes cidades do Norte.

O requerimento de informação dirige à Agência Nacional de Águas e ao Ministério do Meio Ambiente algumas questões importantes a respeito do assunto, visando saber que estudos foram feitos no sentido de mapear e definir o aquífero quanto à dimensão, qualidade da água e aproveitamento. O documento questiona ainda que instituições de pesquisa estão envolvidas neste processo, além de indagar que ações de controle, monitoramento e fiscalização estão sendo efetivadas. “Quando tivermos essas respostas em mão e fizermos uma análise adequada, teremos uma boa base para requer então uma audiência pública, e então nos aprofundarmos no assunto”, concluiu Penna.

Acesse aqui a íntegra do requerimento.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Penna (PV/SP).