Situação da gagueira no Brasil é tema de debate da CLP

A Comissão de Legislação Participativa realizará nesta terça-feira (13/11) às 14h30, no Plenário 3, uma audiência pública sobre a questão da gagueira no País. O debate atende a um requerimento dos deputados Glauber Braga (Psol-RJ) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG). O objetivo é subsidiar o Parlamento para tratar esta temática de forma adequada.
09/11/2018 08h55

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) realizará na próxima terça-feira (13/11) às 14h30, no Plenário 3, uma audiência pública sobre a questão da gagueira no País. O debate atende a um requerimento dos deputados Glauber Braga (Psol-RJ) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG). 

Os deputados explicam que, segundo o Instituto Brasileiro de Fluência, aproximadamente 1% das pessoas apresenta gagueira de forma crônica no Brasil. “Dentre os problemas relacionados à gagueira, estão as dificuldades de entrosamento e aceitação social, além de prejuízos na aprendizagem e na área profissional, que é extremamente afetada”, ressalta Glauber Braga.

O debate, segundo ele, é fundamental para que o Parlamento e o Poder Público tratem a gagueira de forma adequada. “O propósito da audiência é subsidiar os trabalhos da Câmara com informações atualizadas sobre a situação”, explica.

Foram convidados para participar como expositores:

Leonardo Lapa Pedreira, coordenador-geral de Educação Ambiental e Temas Transversais da Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (confirmado);

Danilo Campos da Luz e Silva, coordenador-geral substituto de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde (confirmado);

-  o diretor da Associação Brasileira de Gagueira (ABRAGAGUEIRA)  Luiz Fernando de Souza Ramos Ferreira (confirmado);

Renata Donadelli, Fonoaudióloga na ABRAGAGUEIRA (confirmada); 

- a conselheira Sílvia Tavares de Oliveira, do Conselho Federal de Fonoaudiologia (confirmada),  

 - a presidente do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), Anelise Junqueira Bohnen (confirmada); e

- a fonoaudióloga e diretora científica do IBF, Sandra Merlo (confirmada).

Você pode participar do debate em tempo real pelo e-democracia.

 ***

Mais informações: 

Assessoria de Comunicação da CLP: (61) 3216-6696

Siga as nossas redes sociais: CLP Digital – Facebook/CLP Câmara: Twitter e Instagram.