Presidente da CLP. Chico Lopes recebe universitários

Universitários de cidades da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo foram recebidos, na manhã de terça-feira, 23, pelo presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP), Chico Lopes (PCdoB-CE), na Câmara dos Deputados. Eles participam do Programa de Estágio-Visita de Curta Duração e vieram conhecer o funcionamento da Casa, em especial da CLP, o menor caminho entre os interesses da população e a Câmara.
23/08/2016 11h35

PCdoBnaCamara

Presidente da CLP. Chico Lopes recebe universitários

Deputado Chico com universitários

O parlamentar explicou aos estudantes que “esta é uma Casa política, das contradições entre projetos, direitos, visões econômicas, sociais etc. Temos muito poucas mulheres, mas isso é consequência da sociedade em que vivemos. Por isso é fundamental a educação do eleitorado, para que faça escolhas corretas. No Legislativo, nenhum parlamentar é concursado ou nomeado; somos todos eleitos”.

Chico Lopes também criticou o processo de impeachment a que está sendo submetida a presidenta Dilma Roussef: “Nesta semana, ao Senado vai decidir sobre o andamento desse processo, que eu considero um golpe. Os senadores não são representantes do povo, mas dos estados – por isso que são três por unidade da Federação, independente do número de habitantes. Então, não deveriam ter delegação para decidir sobre uma questão soberana do povo, que é a eleição da Presidência da República”.

Em seguida, os estagiários ouviram exposição sobre o funcionamento da CLP e fizeram questionamentos sobre a estrutura e encaminhamentos da Câmara dos Deputados. O Programa de Estágio-Visita de Curta Duração é uma ação institucional que permite a interação desta Casa Legislativa com a juventude universitária. É também uma oportunidade aproximar o parlamento da sociedade, mitigando os mitos construídos em torno da atuação parlamentar, muitas vezes decorrentes do desconhecimento acerca dos trabalhos desenvolvidos pelo Congresso Nacional.

Carlos Pompe, Ascom/CLP