Deputados condenam publicidade de bebidas alcoólicas

Deputados federais condenaram nesta terça-feira, 04 de junho, a publicidade de bebidas alcoólicas no Brasil, que consideram levar ao consumo precoce, além de promover um estilo de vida que não encontra respaldo na realidade dos alcoólatras. “O álcool é um mal a ser combatido. Mas um mal ainda mais prejudicial é a informação publicitária subliminar, associando essas substâncias a inverdades”, afirmou o presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP), deputado federal Zequinha Marinho (PSC-PA).
05/06/2014 12h05

As críticas dos parlamentares foram feitas durante o seminário “Venda de Bebidas Alcoólicas para Adolescentes”, promovida pela CLP a pedido do Instituto Igor Carneiro (Ficar), de Porto Alegre. Zequinha Marinho assinalou que a publicidade projeta injustamente o álcool como um caminho para a diversão, a juventude, o namoro e até a saúde. “É óbvia a necessidade de fazermos algo do ponto de vista legal, normativo e fiscalizatório que impeça o consumo de álcool entre os menores de 18 anos e reduza o consumo entre os maiores de idade”, disse.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), relator do seminário, comparou a situação atual ao cenário do cigarro há duas décadas, quando a publicidade do tabaco fazia associações enganosas. Na avaliação de Pimenta, é preciso regular a propaganda de bebidas no Brasil. “Números da Organização Mundial de Saúde mostram que uma das principais causas de morte não natural é o trânsito, agregadas ao uso do álcool. O debate sobre o problema avança de forma lenta por causa da pressão econômica. A indústria de bebidas é uma das maiores financiadoras da mídia”, lembrou o deputado federal.

O álcool, de acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) em vários países, é a droga mais relacionada a acidentes de trânsito, assassinatos, agressões, acidentes de trabalho e problemas mentais. No Brasil, um em cada cinco acidentes de trânsito é provocado por alguém que ingeriu bebida alcoólica. Em 70% dos casos de acidentes com mortes, o fator álcool está presente, segundo estatísticas do Governo Federal apresentadas durante o seminário.

Os deputados federais Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Dr. Ubiali (PSB-SP) trouxeram propostas ao debate. Entre os convidados, participaram o vice-presidente do Instituto Igor Carneiro, Marcos Muccillo Daudt; o médico do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Thiago Gatti Pianca; o chefe de gabinete do vereador Márcio Bins Ely, também da capital gaúcha, Leonardo Ribeiro Cesar; o coordenador da Comissão Permanente da Infância e Juventude do CNPG, Renato Varalda; a coordenadora pedagógica Isabel Cristina Tremarin; o produtor de festas de formatura Gedson Eduardo Grutzmacher e a estudante Marieta de Oliveira Noronha.