CLP debateu o uso de tecnologias em apoio ao maior envolvimento entre a população e a política
A Comissão de Legislação Participativa (CLP) realizou, nesta quarta-feira (20/06), no Auditório Freitas Nobre, Audiência Pública para debater sobre o uso de tecnologias em apoio ao maior envolvimento entre a população e a política. A audiência foi proposta por meio do Requerimento nº 210/2018-CLP, de autoria do Vice-Presidente da Comissão, Deputado Eros Biondini (PROS/MG).
O Deputado Eros Biondini destacou o papel da CLP de aproximar a sociedade dos seus representantes por meio de sugestões apresentadas pelas entidades da sociedade civil, resultando na aprovação das proposições e realização de audiências públicas.
O Vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte- MG, Gabriel Azevedo, descreveu os aplicativos “ Meu Vereador” e “Nosso Mandato”, os quais torna o exercício do mandato parlamentar mais democrático, transparente e participativo. O Vereador listou as funções dos aplicativos e a sua importância para a população intervir nos processos de votação da Câmara, no agendamento das reuniões parlamentares, na elaboração dos projetos de lei e peça orçamentária. Além de notificar problemas e exigir transparência no mandato.
O Representante da Plataforma "Mudamos" e Coordenador da Área Democracia e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro/ITS Rio, Marco Konopacki, referiu-se à representação política associada a copresença, formação de redes, diálogo e atuação. Marco Konopacki comparou a Plataforma Mudamos a uma caneta virtual para assinaturas de projeto de lei de iniciativa popular.
O Diretor-Executivo do Aplicativo "Colab", Gustavo Maia, exibiu as contribuições de sua rede social aos cidadãos na participação em processos decisórios do governo. “Nós conectamos cidadãos aos governos” evidenciou Gustavo a respeito do “Colab”.