“Participem e renovem a política”, pede o deputado Chico Lopes

Durante encontro com estudantes vindos de Alagoas, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, o presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP), Chico Lopes (PCdoB-CE), conclamou à juventude: “Participem e renovem a política; entrem nos partidos políticos, disputem as eleições. É o caminho para a verdadeira limpeza que precisamos”. A declaração foi feita conversa com os participantes do Programa de Estágio-Visita de Curta Duração, na terça-feira, 20.
20/09/2016 14h50

Douglas Lopes

“Participem e renovem a política”, pede o deputado Chico Lopes

Os universitários foram recebidos deputados Lincoln Portela (PRB-MG), ex-presidente da CLP, e Ronaldo Lessa, atual vice-presidente, que os saudaram. Em seguida, participaram de conversa com Chico Lopes e ouviram exposição sobre o funcionamento da Câmara dos Deputados e da CLP.

Durante a conversa, os jovens reclamaram da desinformação sobre política, das falsidades que circulam nas redes sociais sobre o assunto, dos grandes índices de analfabetismo, da postura de pessoas que preferem criticar a política a fazê-la. Lopes disse que não há solução para os problemas do país fora da política e falou da necessidade de fortalecer os partidos. “Aqui temos bancada evangélica, temos bancada do boi, temos bancada da bala. Nenhuma defende o programa dos partidos pelos quais foram eleitas, mas se prendem aos seus interesses particulares. Isso precisa mudar, e depende do eleitor. Este ano teremos eleições municipais, mas a imensa maioria dos vencedores será integrada pelos candidatos que já têm estrutura econômica e financeira. São os limites da democracia, que precisam ser ampliados e aprofundados”.

Visita de Curta Duração

O Programa de Estágio-Visita de Curta Duração é uma ação institucional que permite a interação desta Casa Legislativa com a juventude universitária. É também uma oportunidade aproximar o parlamento da sociedade, mitigando os mitos construídos em torno da atuação parlamentar, muitas vezes decorrentes do desconhecimento acerca dos trabalhos desenvolvidos pelo Congresso Nacional.

 

Carlos Pompe, Ascom/CLP