Variabilidade climática na Amazônia preocupa deputados

14/09/2017 09h35

Marilda Bezerra/CD

Variabilidade climática na Amazônia preocupa deputados

Reunião Deliberativa Cindra

Em reunião que ocorreu hoje, deputados aprovaram realização de audiência pública para discutir a variabilidade climática na Amazônia

  A instabilidade climática da Amazônia tem preocupado os deputados da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA). A Comissão aprovou, em reunião que ocorreu hoje (13/09), requerimento de autoria do deputado Leo de Brito (PT-AC), para realização de audiência pública para discutir o tema.

 O deputado Angelim (PT-AC) destacou que, na Amazônia vem ocorrendo mudanças climáticas de forma extrema: “Em uns anos, a Amazônia é acometida por secas terríveis, em outros por terríveis chuvas” disse o deputado.

 A Comissão aprovou requerimento de autoria do presidente da CINDRA, deputado Valadares Filho (PSB-SE), que propõe a realização de audiência pública para discutir formas para aumentar os índices de utilização de energia renovável e solar fotovoltaica no Brasil.

  O deputado Valadares Filho destacou que a energia solar é uma fonte limpa, renovável e de baixo custo e que o território brasileiro oferece as melhores condições do planeta por ter uma das maiores taxas de irradiação solar do mundo, porém, a exploração dessa alternativa energética ainda é inferior a 1% da matriz energética.

A criação de área de livre comércio nos municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão no Acre e nos municípios de Boa Vista e Bonfim em Roraima também foi aprovada na reunião de hoje da CINDRA.

Texto: Marilda Bezerra