Presidente dos Correios se reúne com membros da Cindra para explicar reestruturação da empresa

O Senhor Guilherme Campos Júnior afirmou a parlamentares que processo foi suspenso por 20 dias
16/06/2016 09h45

Elka Araújo

Presidente dos Correios se reúne com membros da Cindra para explicar reestruturação da empresa

Nesta quarta-feira (15/6), o Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Guilherme Campos Júnior, esteve na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra). Ele foi recepcionado pelo Presidente da Cindra, Deputado Marcos Abrão (PPS-GO), e pelos Deputados  membros da Cindra Janete Capiberibe (PSB-AP), Angelim (PT-AC), Professora Marcivania (PCdoB/AP), Arnaldo Jordy (PPS-PA), Maria Helena (PSB-RR) e Remídio Monai (PR-RR).

A visita do Presidente Guilherme Campos Júnior ocorreu um dia depois de a Cindra promover audiência pública sobre reestruturação dos Correios na Região Norte, a partir de requerimento dos Deputados Janete Capiberibe (PSB-AP) e Angelim (PT-AC) e subscrito pelos Deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA) e Professora Marcivania (PCdoB/AP). 

Criticada, em audiência pública e em reunião com o Presidente Guilherme Campos, a reestruturação dos Correios tem como um dos pontos a extinção das Diretorias Regionais dos estados do Amapá, Acre e Roraima, e o repasse dos processos de atendimento, operacionais, comerciais, administrativos e de gestão subordinados à Diretoria Regional do Pará. O Presidente dos Correios afirmou aos Parlamentares presentes que o processo de reestruturação foi suspenso pelo prazo de 20 dias, com provável prorrogação. Segundo ele, a suspensão se fez necessária tendo em vista que ele foi nomeado pelo Presidente da República interino, Michel Temer, no dia 9 deste mês, ou seja, há quatro dias úteis, e precisa colocar-se a par da situação da empresa.

 “O cenário, hoje, é desafiador, porque a situação é delicada”, comentou o Presidente, para quem a radiografia dos Correios mostra que a empresa está na UTI. “São mais de 120 mil funcionários espalhados pelo Brasil, com os quais são gastos cerca de 60% do faturamento”, observou. “Diante disso, resolvi suspender a reestruturação por 20 dias, e creio que irei prorrogar esse prazo. Sem um conjunto de ações envolvendo o Executivo, o Legislativo e os órgãos controladores, não haverá solução”, alertou.  

A Deputada Janete Capiberibe agradeceu a presença do presidente dos Correios e relatou que a ausência dele na audiência pública havia deixado uma interrogação, respondida, agora, com a reunião com os membros da Cindra.

 O enxugamento dos Correios pode ser feito, desde que não afete os trabalhadores e nem as cidades e estados menores, posicionou-se o Deputado Angelim, no encontro. “Até 2014, a empresa era superavitária e agora é deficitária e quer suprir atacando os municípios mais pobres, quando o certo seria priorizar o serviço de qualidade nas regiões onde o acesso é mais difícil”, sugeriu.

 Já para a Deputada Professora Marcivania, existe “preconceito cultural” em relação ao Norte do País: “Sempre que se pensa em fazer algo ruim, logo se pensa no Amapá e nos outros estados do Norte”. A Parlamentar também classificou como “inconciliável” a possibilidade de, com a nova estrutura dos Correios, os trabalhadores serem prejudicados. “É preciso sensibilidade para encontrar a solução possível, a partir de um diálogo entre todos os envolvidos.”  

Por sua vez, o Presidente da Cindra, Deputado Marcos Abrão, pronunciou-se favorável a que os Correios exponham a sua situação financeira. “A sociedade precisa saber qual a real situação da instituição, que é um verdadeiro patrimônio da população brasileira”, ressaltou. O Senhor Guilherme Campos garantiu ao Deputado Marcos Abrão que manterá constante fluxo de informações entre os Correios e a Cindra.

 Também estiveram presentes à reunião os Deputados Domingos Neto (PSD-CE) e Júlio César (PSD-PI). 

 Texto: Erneilton Lacerda