CINDRA recebe presidente da Codevasf em audiência pública

A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Kênia Marcelino, foi a convidada da audiência pública que ocorreu, hoje (10/5), na Comissão.
10/05/2017 18h10

Alex Ferreira/CD

 CINDRA recebe presidente da Codevasf em audiência pública

Audiência pública Codevasf

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) recebeu, hoje (10/5) em audiência pública, a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, para falar sobre os programas e projetos da Companhia relacionados ao âmbito de atuação da CINDRA.

Em sua exposição, Kênia Marcelino destacou a atuação da Codevasf para o desenvolvimento regional e para a redução das desigualdades regionais. De acordo com ela, a missão da Companhia é “desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais”.

A Companhia possui oito superintendências regionais que atuam no atendimento nas regiões das bacias do Rio São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim. Para Kênia Marcelino, as principais linhas de atuação da Companhia são: Agricultura Irrigada, Infraestrutura Hídrica, Revitalização das Bacias Hidrográficas e Pesca e Aquicultura.

A presidente da Codevasf destacou que a Companhia atua também com ações emergenciais na reabilitação de obras e equipamentos das infraestruturas de captação, condução, distribuição, dragagem e drenagem de projetos públicos de irrigação.

O presidente da CINDRA, Deputado Valadares Filho (PSB-SE), indagou à presidente da Codevasf sobre o cumprimento do cronograma de execução do projeto do Canal do Xingó.  Kênia Marcelino esclareceu que, até sexta-feira, dia 11, será publicado o edital de licitação para elaboração do projeto básico do Canal de Xingó. “De acordo com o cronograma, a estimativa para essa publicação era até o dia 15 de maio, estamos conseguindo antecipar”, ressaltou.

Durante a audiência pública, o presidente Valadares Filho também indagou a presidente da Codevasf sobre as medidas que estão sendo tomadas para superar esse momento de crise que tem afetado a maioria dos órgãos públicos. “Como a Codevasf tem pensado em superar esse momento orçamentário de dificuldades que a maioria dos órgãos federais tem enfrentado?”.

Kênia Marcelino esclareceu que a Companhia está passando por várias mudanças a fim de se adaptar à nova realidade orçamentária. “Estamos cortando na carne; fazendo cortes nos gastos administrativos para se adaptar ao orçamento reduzido”, disse.

O deputado Valadares Filho foi o autor do requerimento que originou a audiência pública e que teve o propósito de estreitar as relações com a Codevasf a fim de encontrar formas de agilizar projetos em favor do desenvolvimento regional.  

texto: Marilda Bezerra