Comissão realiza Audiência Pública com o BNDES

Audiência debateu privatizações de Estatais e repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para o Governo Federal
26/10/2017 16h00

Gislene Vaz

Comissão realiza Audiência Pública com o BNDES

A Comissão de Finanças e Tributação realizou na última terça-feira (24) Audiência Pública com o objetivo de tratar dos novos projetos do Programa de Parcerias de Investimento - PPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- BNDES, da aplicação da taxa de longo prazo nos empréstimos a serem concedidos, dos repasses do BNDES ao tesouro nacional e da distribuição de bônus a seus funcionários.

 O expositor, Rodolfo Torres, mencionou que o papel exercido pela área de Desestatização do BNDES não é de financiador, mas de assessor técnico que auxilia os estudos de viabilidade de novas concessões, encontrando formas do setor privado atuar na infraestrutura. “Essa atividade é realizada tendo como interface o poder público”, comentou. O expositor ressaltou que apesar da área ser de Desestatização, o BNDES exerce essa função com uma equipe bem montada de Estado.

 Para o Deputado Enri Verri, no cenário das privatizações, o BNDES tem atuado de forma a resolver problemas imediatos. O Deputado mencionou que o Banco deve desempenhar uma função estruturante de uma gestão de longo prazo e não apenas resolver problemas de caixa.

 Texto: Gabriela Fialho