Visita técnica a ponte sobre o rio Madeira em Abunã (RO)

Com quase 40% da obra concluída, ponte deve ser entregue no primeiro semestre de 2018
25/03/2011 16h10

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, Leo de Brito (PT-AC), acompanhado dos deputados Lindomar Garçon (PRB-RO) e Nilton Capixaba (PTB-RO) estiveram no dia 16 de junho no Distrito de Abunã, município de Porto Velho-RO,  para verificar in loco a situação das obras da Ponte sobre o Rio Madeira, ligando Rondônia ao Acre.

Somente quem viveu as consequências do isolamento causado pela enchente histórica que inundou parte da BR 364 reconhece a importância de uma obra como a ponte sobre o Rio Madeira, interligando os estados do Acre e Rondônia.

Por aproximadamente um mês, um trecho importante da estrada ficou bloqueado. O nível do rio chegou a 19,74 metros, um recorde nos últimos 50 anos.

Ainda em 2014, a presidente Dilma Rousseff anunciou a realização da obra, elegendo-a como prioridade em seu governo. Avaliada em R$ 172 milhões, a construção da ponte teve início em outubro do mesmo ano.

Recentemente a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara Federal, uma das mais importantes da Casa, recebeu uma denúncia de que as obras estariam paralisadas. Foi pensando nisso que o presidente da Comissão, deputado federal Leo de Brito, apresentou requerimento solicitando uma visita técnica ao local da construção. Com a presença de mais dois membros da CFFC – os deputados Nilton Capixaba e Lindomar Garçom -, a visita foi realizada nesta quinta-feira, 16.

“É um dos papéis da comissão acompanhar as ações do Poder Executivo, primando pela transparência com o uso dos recursos públicos. Além disso, esta é uma obra que representa desenvolvimento econômico para os dois estados, bem como o ganho social para a população”, explicou Brito.

De acordo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Sérgio Mamany, as obras não foram paralisadas, apenas tiveram o ritmo de trabalho reduzido. “Foi necessário realizar uma série de contingenciamentos, o que acabou diminuindo o ritmo de trabalho, mas estamos seguindo à risca o cronograma e vamos entregar a obra no tempo previsto”, disse.

Para Lindomar Garçom, neste momento, o trabalho de acompanhamento da comissão é fundamental. “É na articulação de recursos e negociações junto ao governo federal, que nós parlamentares, podemos contribuir para que essa obra seja concluída e entregue com sucesso. Fico muito feliz em ver o Leo de Brito levando esse trabalho para dentro da comissão, fazendo com que a gente consiga ajudar os dois estados”, comemorou.

Ao todo, são mais de três quilômetros de extensão entre os dois estados. Segundo informações do DNIT quase 40% da obra foi concluída. Estima-se que a ponte seja entregue no primeiro semestre de 2018.

Da Assessoria