Rede Sarah e TCE-PB são os homenageados com o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2014

Entre as oito indicações, CFFC elege Rede Sarah, na categoria sociedade civil e o TCE-PB, na categoria governamental, para receber o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2014. O Prêmio acontece todos os anos e esta edição terá como patronos o ex-governador do Estado da Paraíba, Pedro Gondim e o ex-presidente da República, Itamar Franco.
25/03/2011 16h10

Milena Feitosa

Rede Sarah e TCE-PB são os homenageados com o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2014

Na manhã da quarta-feira (29.10), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) realizou a eleição dos homenageados com o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2014. O Prêmio foi dividido em duas categorias: Sociedade Civil e Governamental, onde os agraciados foram a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

Na primeira, teve duas indicações, a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e a Associação Contas Abertas. Já na segunda foram seis indicações: Controladoria-Geral da União; Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro; Prefeitura da Cidade de Recife; Tribunal de Contas do Estado da Paraíba; Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e Valmir Campelo (Ex- ministro do Tribunal de Contas da União e atual vice-presidente de Governo do Banco do Brasil). Dos doze votantes, 10 elegeram a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e oito escolheram o Tribunal de Contas da Paraíba.

A rede Sarah foi indicação do líder do PRB, deputado George Hilton, que na sua ausência, o deputado Márcio Marinho (PRB-BA) agradeceu aos pares a escolha e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo hospital, que é referência nacional, o qual pode acompanhar de perto, uma vez que existe uma unidade no seu Estado.

O presidente da CFFC, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que indicou o TCE-PB, justificou sua escolha devido ao trabalho do órgão em garantir a transparência e a fiscalização pública, bem como o incentivo ao cidadão paraibano ao exercício do controle social, através do programa “Diálogo Público-PB – o TCE e o Controle Social”.

“Visando a iniciativa do TCE em interiorizar as ações do Tribunal, contribuindo com o atendimento das demandas legítimas que a sociedade tem apresentado, fomentando a interação com a sociedade paraibana e priorizando acima de tudo a transparência e a fiscalização, que pautamos nossa escolha”, justificou Hugo Motta.

Todos os deputados presentes elogiaram a iniciativa do TCE-PB e ressaltaram que estavam tendenciosos a votar na Controladoria- Geral da União, mas após as explicações do deputado Hugo Motta reconheceram que o órgão é merecedor do prêmio.

O vice-presidente da CFFC, João Arruda (PMDB-PR), ressaltou ainda que o trabalho desenvolvido pode servir de exemplo para os demais tribunais do país e que quer conhecer de perto o TCE-PB.

O Prêmio Transparência e Fiscalização Pública acontece todos os anos e esta edição terá como patronos o ex-governador do Estado da Paraíba, Pedro Gondim, na categoria sociedade civil, indicado pelo deputado Hugo Motta e na categoria governamental, indicado pelo deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), o ex-presidente da República, Itamar Franco. A entrega será feita no dia 9 de dezembro, às 10h, no plenário da Câmara dos Deputados Ulysses Guimarães.