Operação Lava Jato: CFFC aprova formação de fórum permanente de debates

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) aprovou, em reunião nesta quarta-feira, dia 24 de junho, requerimento (112/2015) de autoria do deputado Valtenir Pereira (PROS-MT) em que ele requer a constituição de um grupo de trabalho formado por trabalhadores, empresários, organizações não-governamentais e membros de governos para a construção de alternativas aos impactos da Operação Lava Jato na economia e no índice de emprego no Brasil. Representantes de trabalhadores e de empresas acompanharam a reunião.
25/03/2011 16h10

O grupo de trabalho terá formato de fórum permanente de debates com o objetivo de, segundo a justificativa do requerimento, “definir caminhos técnicos, políticos, jurídicos e econômicos para, sem prejuízo da punição aos responsáveis por atos ilícitos, barrar o desemprego em massa e evitar que empresas brasileiras quebrem e arrastem com elas os empregos e milhares de brasileiros e ainda coloquem em risco a engenharia nacional, importante indutora de desenvolvimento do Brasil”.

Por sugestão do deputado Esperidião Amin (PPR-SC), o deputado Valtenir Pereira vai apresentar, na próxima reunião da Comissão, no dia 1 de julho, outro requerimento em que convidará os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e Eduardo Braga (Minas e Energia) para falarem sobre efeitos da Operação Lava Jato.

Ao final dos trabalhos, o presidente da CFFF, deputado Vicente Cândido, conversou com os representantes das entidades que acompanharam a reunião da Comissão e marcou novo encontro para a próxima quinta-feira, dia 2, com o objetivo de aprofundar a discussão.  Para ele, é fundamental a participação do conjunto da sociedade na recuperação dos postos de trabalho até então perdidos por conta da Operação Lava Jato.