Ministro Gilberto Kassab destaca a importância do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas.

25/03/2011 16h10

foto: Alex Ferreira – Agência Câmara

Ministro Gilberto Kassab destaca a importância do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas.

Ministro Gilberto Kassab

Em Audiência Pública requerida pelo Deputado Wilson Filho (PTB/PB) sobre o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab enfatizou a importância da operação do satélite brasileiro.

A primeira prioridade é um convênio firmado com o Ministério da Defesa que destina 30% da banda de utilização do satélite para o monitoramento das fronteiras, objetivando coibir o contrabando e o crime organizado, vigiando as fronteiras do país.  Uma Segunda prioridade será a integração de toda rede de saúde e educação visando melhoria da qualidade de atendimento, só na educação serão integradas mais de sete mil escolas dos municípios que hoje não possuem qualquer tipo de acesso por falta de rede de cobertura.

Ao final o Ministro solicitou a colaboração dos parlamentares para que apresentem emendas orçamentárias, tendo em vista que uma parte da capacidade será disponibilizada para os municípios. Dessa forma poderão fortalecer a infraestrutura em tecnologia nas suas bases políticas.