Membros da CFFC fazem visita técnica à Petrobras

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), deputado Vicente Cândido (PT/SP), e o deputado Valtenir Pereira (PROS/MT), membro da CFFC, fizeram, no último dia 19 de junho, uma visita técnica à sede da Petrobras no Rio de Janeiro para debater, com diretores da estatal, os impactos da Operação Lava Jato na economia e no índice de empregos no Brasil.
25/03/2011 16h10

A visita faz parte de uma série de ações da CFFC para diagnosticar os efeitos da Operação e encontrar alternativas para a preservação dos empregos. A Comissão já realizou debates com a participação de entidades representantes dos trabalhadores e governos. Dessa vez, no Rio de janeiro, um encontro na sede do Sindicato dos Administradores no Estado, com trabalhadores do setor de petróleo, antecedeu o debate com os diretores da Petrobras. Além dos deputados Vicente Cândido e Valtenir Pereira, participaram da visita representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindipetro/BA, da Associação dos Engenheiros da Petrobras, da Federação das Indústrias do Paraná, entre outras entidades.

Diante de uma participação muito efetiva da plateia e pelo tempo reduzido para as respostas, os diretores da Petrobras se comprometeram a responder questões relativas ao balanço da empresa durante o processo da Operação Lava Jato e também a participar da Reunião Deliberativa da Comissão, no próximo dia 23, na qual será votado requerimento que propõe a criação do Fórum de Trabalhadores, Empresários e Governo para a criação de alternativas aos problemas econômicos decorrentes da Operação Lava Jato.

Impactos nacionais – Estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a diminuição das atividades da Petrobras em decorrência das investigações sobre corrupção na estatal pode retirar R$ 87 bilhões da economia do País em 2015 e provocar a perda de mais de 1 milhão de vagas de trabalho. Ainda de acordo com o levantamento, o total de impostos que estados, municípios e União deixarão de arrecadar neste ano pode chegar a R$ 5,7 bilhões.